TERTÚLIAS DE FADO ESTÃO DE VOLTA AO PORTO ESTA SEXTA-FEIRA

Amália no Porto
10-01-2024 | 09:36 | | |

TERTÚLIAS DE FADO ESTÃO DE VOLTA AO PORTO ESTA SEXTA-FEIRA

Escrito por Diogo Ferreira

"Vamos fazer algo que não se faz há imensos anos no Porto, uma tertúlia de fados". É assim que a fadista Cátia de Oliveira apresenta a noite de fados especial que está a ser preparada para a próxima sexta-feira, a partir das 20h30, na recém-inaugurada casa de fados 'Amália no Porto'.

Após o jantar, que será acompanhado por fados, "e não vão faltar fados de Amália", a partir das 23h, será a informalidade, tranquilidade e criatividade de inúmeros fadistas a 'tomar conta do restaurante', num formato de tertúlia.

Sem um número limite ou definido, entre os fadistas confirmados estão várias figuras ligadas à iniciativa 'Gaia é Fado', do jornal O Gaiense, como Pedro Ferreira (primeiro vencedor em 2014, João Robalinho (vencedor da 8ª edição, em 2022), e os concorrentes Andreia Ribeiro, Inês Louro, Horácio Moutinho, Fábio Lindolfo e Patrícia Remelgado.

Também vão participar as fadistas Raquel Sousa e Helena Carvalho. À guitarra e à viola portuguesa estarão vários músicos, incluindo Pedro Soares, que habitualmente trabalha com Ana Moura, por exemplo.

Com uma carreira de 25 anos, Cátia de Oliveira (elemento do júri do 'Gaia é Fado') realça a importância das tertúlias na evolução dos fadistas: "Sou do tempo em que em todas as casas de fados as pessoas apareciam e ficávamos na conversa, a cantarolar várias horas, às vezes até ser dia. Falta aos fadistas mais novos este cariz mais social dos fados. Nestes momentos espontâneos aprende-se muita coisa e fados novos que se podem incluir nos reportórios".

Sem definir a periodicidade das tertúlias no 'Amália no Porto', Cátia de Oliveira aponta para uma regularidade quinzenal como objetivo.

 

Fotografia: restaurante 'Amália no Porto' (Rua da Madeira 150, 4000-330 Porto)

Mais notícias