
PEDIATRIA DO HOSPITAL DE S. JOÃO JÁ É UMA REALIDADE
Dez anos em contentores foi muito tempo para as crianças que tiveram de recorrer à ala pediátrica do S. João, vindas de muitos concelhos para além do Porto (Matosinhos, Maia, Valongo....) Mas hoje finalmente foi inaugurada a ala pediátrica deste grande hospital central, com as crianças e o pessoal clínico finalmente a passarem a ter um espaço condigno. António Costa e Marta Temida estiveram presentes, bem assim como o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que sempre se bateu pela causa do 'Joãozinho'.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, disse este projeto deve muito à sociedade civil. “Foi uma exigência continuada, que teve momentos mais felizes, momentos mais difíceis, teve projetos mais arrojados, alguns impossíveis, mas, finalmente, conseguiu-se chegar aqui”, sublinhou o autarca.
O 'Joãozinho' tem cinco pisos e uma área de 13 mil metros quadrados, com 100 camas disponíveis e valências como a cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e de resposta a doentes neurocríticos. A grande mais-valia da nova ala pediátrica será a primeira unidade de queimados pediátrica do Norte.
A obra, orçada em 25 milhões de euros, ficou a cargo da empresa Casais – Engenharia e Construção, a mesma empresa que construiu a pediatria, a nova urgência e a ala de cuidados de intensivos do renovado Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho.