MULTIBANCO COM ALGUMA INSTABILIDADE DEVIDO ATAQUE À VODAFONE

d
08-02-2022 | 14:14 | | |

MULTIBANCO COM ALGUMA INSTABILIDADE DEVIDO ATAQUE À VODAFONE

Escrito por Eugénio Queirós

O ataque informático feito à Vodafone está também a provocar alguma instabilidade no serviço multibanco, informou agora a SIBS, entidade que opera esta rede.

"A SIBS informa que desde segunda-feira, dia 7 de fevereiro de 2022, pelas 21:50 horas, um constrangimento no fornecimento de parte das comunicações de suporte aos seus serviços deu origem a que, em alguns casos, se pudesse manifestar alguma instabilidade pontual", refere a empresa, que acrescenta que a generalidade dos serviços prestados pela SIBS continua a funcionar e a verificar os níveis de utilização habitual.

O presidente executivo da Vodafone Portugal afirmou hoje que o ciberataque à empresa foi "um ato criminoso" que tinha "claramente" o objetivo de tornar a rede indisponível, "com gravidade, para dificultar ao máximo o nível dos serviços".

"[Tratou-se] de um ataque dirigido à rede, com o propósito, seguramente voluntário, intencional de deixar os nossos clientes sem qualquer serviço", afirmou Mário Vaz, em conferência de imprensa, na sede da empresa, no Parque das Nações, em Lisboa.

"O objetivo deste ataque foi claramente tornar indisponível a nossa rede e com um nível de gravidade para dificultar ao máximo o nível dos serviços", acrescentou o responsável, que classificou o ciberataque como um "ato terrorista" e "criminoso".

Mário Vaz garantiu que está a ser "refeito" tudo o que "foi desfeito", mas diz tratar-se de "um trabalho moroso".

A Vodafone Portugal conseguiu já recuperar alguns serviços e acredita que conseguirá recuperar os serviços de dados móveis 4G durante a tarde, porém "com elevado grau de incerteza".