LIVRARIA LELLO QUASE A TORNAR-SE MONUMENTO NACIONAL

Lello
05-01-2022 | 18:52 | | |

LIVRARIA LELLO QUASE A TORNAR-SE MONUMENTO NACIONAL

Escrito por Eugénio Queirós

A emblemática Livraria Lello e Irmão, no Porto, pode vir a tornar-se monumento nacional. É essa a proposta da Direção-Geral do Património Cultural, estando a decorrer o período legal de consulta pública, com a duração de 30 dias úteis, segundo o anúncio publicado nesta quarta-feira em Diário da República. A Livraria Lello está classificada como monumento de interesse público desde 2013.

O edifício apresenta-se como "um dos mais importantes da arquitetura eclética portuguesa, integrando marcenarias e vitrais sem paralelo no país”, sendo “um ‘ex-líbris’ da cidade”, refere a DGPC.

A Livraria Lello iniciou a sua atividade em 1881 quando José Lello abriu abriu uma livraria na Rua do Almada, tendo comprado a seguir, com o seu irmão António, a Livraria Chardon. Mas ambos entenderam que a livraria merecia um edifício mais digno e 1906 é inaugurado o atual edifício, que foi construído de raiz. Um edifício desenhado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, amante da Literatura.

Os fundados da livraria integram o conjunto de baixos-relevos do interior do edifício, acompanhados pelos bustos de Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, entre outros.

 

Mais notícias