GAIENSE NOA E GUITARRISTA BRASILEIRO ARMANDINHO MACEDO LANÇAM MÚSICA CONJUNTA ESTA QUINTA-FEIRA

1
02-04-2025 | 09:37 | | |

GAIENSE NOA E GUITARRISTA BRASILEIRO ARMANDINHO MACEDO LANÇAM MÚSICA CONJUNTA ESTA QUINTA-FEIRA

Escrito por Diogo Ferreira

A voz e violino da artista gaiense Noa funde-se com o som da guitarra do brasileiro Armandinho Macedo para criar a música "Quero-te perto de mim", que esta quinta-feira será revelada ao público, em todas as plataformas.

Para já apenas está disponível o trailer do videoclip, mas já foi destaque na rádio Educadora, no Brasil, o que deixou a artista portuguesa "muito orgulhosa destas conquistas que vamos tendo. Não conseguia fazer nada sem a equipa que me acompanha em tudo. Muito a agradecer e a muita gente".

 A música foi criada a num final de tarde quente, junto ao mar de Guarajuba, Bahía-Brasil, aquando da visita de Noa ao país, a propósito do Carnaval. Aliás, Noa tornou-se na a primeira cantora portuguesa a atuar no "Trio Armandinho Dodô e Osmar" no cortejo carnavalesco de Salvador. Nessa visita, Noa contactou com a Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, vencedora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, e que já foi sido indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino.

1
Noa com a Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes

Para a nova música, o reconhecido guitarrista brasileiro Armandinho Macedo puxou para si a cadeira de Noa, com descendência indígena (Amazónia) , e terá dito: "Quero você perto de mim", ao que Noa terá respondido a cantar: "Ter o seu sorriso só para mim". Foi o pontapé de saída para o tema de verão que celebra a união entre os dois países e as duas culturas.

Neste "Quero-te perto de mim", a palavra Saudade, presente na língua portuguesa, um sentimento luso-brasileiro comum aos dois países, é celebrada numa melodia acompanhada por uma paleta de ritmos quentes, que remete imediatamente tanto para o fado português como para o final de tarde em Guarajuba.

Com três álbuns de sucesso a rolar nas rádios, Noa é uma presença constante na televisão portuguesa e na imprensa escrita. A coletânea "Saudade" não é apenas uma celebração dos 10 anos da carreira discográfica de NOA, mas também um marco na música lusófona. "O título reflete a emoção do que está por vir, a saudade do que ainda não cumpriu, a memória e a ligação profunda da artista com a sua música", explica Noa sobre o álbum 'Saudade'.

1

Noa recorde-se é cantora, instrumentista, poetisa, palestrante, e formada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é agora assistente. Noa está ainda a fazer um doutoramento sobre Chico Buarque. Dá aulas de Português para estrangeiros e aulas de violino. Também criou e escreveu os livros 'Luzinha e o Violino Mágico', inspirado na filha, onde a música é um instrumento para transmitir conhecimentos e comportamentos aos mais novos. Entre várias ações, já apresentou o livro e atuou para 97 alunos da Escola Básica de Sá, em Sandim, no âmbito de uma iniciativa do jornal O Gaiense Kids, em 2022. 

Em cada concerto, Noa convida artistas com diversas características, que vão do autismo, à paralisia cerebral ou síndrome de Down, para a acompanhar. "É a forma de devolver ao mundo todo o amor sentido pelo público. É uma forma de agradecer", acredita.

Mais notícias