
NEEMIAS: DO CARINHO DO COIMBRÕES PARA A ONDA DE APLAUSOS NO JAPÃO
Perante um estádio praticamente cheio, o brasileiro Neemias Benavenuto, ex-jogador do Vilaverdense e SC Coimbrões, foi apresentado no Japão como reforço do Ventforet Kofu, esta terça-feira (29 de abril). Aplaudido por cerca de 8500 adeptos do emblema japonês, Neemias assistiu ao duelo da 12º jornada da segunda divisão do Japão, frente ao Vegalta Sendai, que terminou com derrota (1-2) para o clube que agora o acolhe. O Ventforet Kofu é 15º classificado e soma 13 pontos.
Aos 25 anos, Neemias deixou para trás o Vilaverdense, emblema da Liga 3 pelo qual marcou cinco golos em 24 jogos.
Está em Portugal desde a época 2022/23, após sair do Macaé. Nas duas temporadas anteriores esteve ao serviço do SC Coimbrões, em Gaia, onde festejou 23 golos, e conquistou a dobradinha na época 2023/24, ao erguer a Taça AF Porto e ser campeão da Divisão D'Elite da AF Porto. Muitos desses momentos de alegria foram acompanhados e estão registados, com vídeos em direto, pelo jornal O Gaiense.
Mas não foi só por ajudar o Coimbrões a subir ao Campeonato de Portugal, que Neemias, número 10, tem uma relação especial com o emblema gaiense. Foi acolhido, juntamente com outros atletas, tendo uma relação especial com vários elementos, incluindo Ernesto e Lúcia Cunha, funcionários do Coimbrões.

Como O Gaiense testemunhou, mesmo quando saiu para o Vilaverdense, Neemias visitava os companheiros nas instalações do Coimbrões. O Gaiense sabe que a notícia apresentada por Neemias como uma "boa surpresa". Agora, ao que tudo indica, Neemias deve permanecer no Japão pelo menos nove meses, com a família a acompanhar os jogos à distância, a partir do Brasil.
Neemias junta-se assim a outros brasileiros no plantel do emblema japonês, como o avançado de 30 anos Matheus Leiria, o defesa Eduardo Mancha, de 29 anos, que passou pelo Farense, em 2020/21, e o médio Val Soares, que jogou no Marítimo em 2022/23.
Fotografias: Ventforet Kofu